Checklist de marketing

Esse checklist de marketing tem o objetivo de fazer com que você se atente a questões importantes para sua empresa, mas que podem passar desapercebias no dia-a-dia. Claro que cada empresa tem suas especificidades e alguns pontos não se aplicam a algumas empresas. Então, a lista abaixo contribui no sentido de refletirmos sobre pontos importante para os empreendimentos.

1-Redes sociais configuradas

Não é fácil gerir uma empresa. Temos que estarmos atentos a várias questões, como vendas, estoque, finanças e outras que colocamos como prioridade. E aí nos esquecemos de pontos importantes, como a forma que nos apresentamos na internet. E a configuração das nossas redes sociais acabam sendo deixadas de lado. Às vezes por falta de tempo, mas também por nos esquecermos de checar detalhes. Confira abaixo alguns pontos importantes que devemos nos atentar:

-Imagem de perfil: tenta atenção com a imagem do perfil da sua empresa. Deve ser uma imagem de qualidade, que transmita credibilidade.

-Endereço: Checar se o endereço foi devidamente informado, além de informações como telefone,web site e e-mail. Um mapa também pode ser adicionado, servindo para ajudar seus clientes encontrarem sua empresa, além de possibilitar que eles façam check in no Facebook e Instagram.

-Informações adicionais: Se achar necessário, outras informações adicionais podem ser inseridas, como horário de funcionamento e se tem possui estacionamento.

-Botão de chamada para ação: O Facebook disponibiliza botão de chamada para ação nas páginas. Nele você pode configurar botão para receber chamadas, direcionar para formulários de contato do seu site, enviar e-mail, fazer reservas etc.

-Organizar  imagens: É interessante que você crie álbuns de imagens para organizar suas fotos e facilitar a vida dos clientes. Além disso, procure nomear e descrever corretamente cada imagem.

-Nome de usuário: Esse é um ponto muito importante. É o nome que aparece após o facebook.com/NOMEDEUSUÁRIO. Caso sua empresa não tenha um nome de usuário, insira clicando em ‘sobre’, depois indo em ‘geral’ e editar o nome de usuário. Além de dar um aspecto mais profissional, você poderá usar esse nome em seus impressos.

2-Presença digital

Você tem uma empresa em que todos fazem questão de indicar em sua cidade. 20 anos de mercado, propaganda em rádio, panfletos. Mas e na internet? Já experimentou pesquisar sua empresa no Google? Experimentou procurar o termo chave do seu segmento + seu local de atuação? Você aparece bem? Se não, é importante que se preocupe mais com sua presença digital. Alguns pontos são importantes:

-Ter um site

-Cadastrar em sites de informações empresariais, como Telelista, Kekanto, Google Maps etc.

-Gerar conteúdo de valor em seu site. Ou seja, informar mais sobre os serviços ou produtos, dar dicas, tirar dúvidas.

-Vídeos: produzir vídeo de conteúdo e que dão mais detalhes sobre sua empresa.

3-Atendimento

O que mais vemos por aí são empresas que negligenciam o atendimento. Ou seja, não ficam atentos ou não buscam uma metodologia eficiente para deixar sua equipe apta para atender os clientes.

O que você pode fazer?

-Buscar ajuda do Sebrae ou Associação comercial para treinar sua equipe.

-Incentivar o bom atendimento pensando na possibilidade de algum tipo de bônus ou comissão.

-Transmitir e deixar bem claro a missão, visão e valores da empresa, para que os funcionários tenham em mente a importância de incorporar o espírito da empresa.

4-Usar o WhatsApp

O uso do WhatsApp para o marketing é fantástico. E abaixo falo um pouco sobre alguns pontos interessantes, além de outros a ter atenção especial.

-Lista de transmissão: com esse recurso é possível criar uma lista de contatos onde de uma única vez você pode enviar mensagem de uma vez para centenas de pessoas. E isso sem elas saberem que os outros receberam. Ou seja, é como se tivesse enviado individualmente, um por um.

-Grupos: É bem interessante estar presente nos principais grupos da sua cidade. Seja de vendas, associações etc. Você pode usar esse espaço para divulgar os seus produtos, dar dicas, além de estar atento quando alguém procurar por produtos ou serviços em que você comercializa.

-Configuração: Use o nome da sua empresa, além de uma imagem que ajude a reforçar sua identidade visual. Algumas empresas usam a ferramenta para divulgar seu negócio, mas esquecem que está sem nome ou foto.

5-SMS marketing

O envio de mensagens de texto para seus clientes pode ser uma ótima maneira de enviar novidades. Hoje os custos de envio de mensagem estão baixos e é possível enviar mensagens em massa. Claro, enviar com cuidado para não gerar spam. De início você só terá o trabalho de adicionar os clientes em sua lista de contatos. E depois poderá enviar de maneira fácil e eficiente as mensagens.