Perguntas para pensar a gestão e marketing da sua empresa

Gestão e Marketing

Proponho alguns questionamentos que podem te ajudar a avaliar as suas ações de gestão e marketing. Claro que os questionamentos buscam uma reflexão de apenas parte do que é necessário, mas pode ser um bom ponto de partida para visualização geral das possibilidades de marketing, fundamentais para uma empresa.

Faça a si mesmo as perguntas abaixo e tente responder ou, mesmo, busque respostas para desenvolver de maneira mais efetiva sua gestão e marketing:

-Onde estão seus clientes?

-Como chegar até eles?

-De que forma chegar?

-Como apresentar seus produtos ou serviços?

-É fácil encontrar informações sobre sua empresa, como endereço, telefone e serviços ou produtos ofertados?

-Como anda a imagem da sua empresa? -O logotipo é atraente? Fachada? Ambiente?

-Utiliza as redes sociais?

Comprar é uma experiência que vai muito além da aquisição do produto ou serviço. Existem outros fatores que agregam valor e que são fundamentais para a tomada de decisão do cliente.

Por exemplo:

-Bom atendimento

-Conhecimento do atendente sobre o produto ou serviço.

-Ambiente agradável.

-História do produto ou serviço.

-Embalagem, vitrine.

Às vezes, muito tempo e dinheiro é desperdiçado quando focamos apenas em preço, ofertas. É importante mudar a mentalidade. Se preocupar apenas em poupar (não investindo em inovar) ou em usar velhas formas de divulgação são erros consideráveis. As coisas estão mudando em alta velocidade. O que dava certo há 15, 20 anos, pode não dar mais certo. É importante repensar as ações. O consumidor não é mais o mesmo de anos atrás. Eles querem experiências que vão além. Não querem apenas o produto ou serviço. Querem tudo que está atrelado ao ato da compra. Baseado nisso, reflita: -O consumidor quer comprar em uma loja climatizada, com cheiro agradável, atendentes atenciosos e com semblante simpático. -Imagine o caixa de supermercado: o cliente está cansado, fazendo feira. A experiência de compra dele vai ser boa se for atendido por atendente de caixa mal-humorado? -Atendimento demorado. De que forma resolver isso? Soluções criativas, usando tecnologia? + nos comentários

Você entrega mais do que promete? Surpreende de maneira positiva o cliente? -Diferencia do seu concorrente ou do que é costumeiramente feito na sua região?

Sobre as questões, nem todas as respostas conseguimos de maneira fácil. Para isso, existem os livros, os especialistas do Sebrae, associações comerciais e outros órgãos e pessoas que podem nos ajudar. Não pense que sabe tudo ou que apenas a tradição do seu negócio vai fazer com que ele seja sempre um sucesso. Por outro lado, não fique achando que “esse tipo de coisa não é para você”. Que está velho ou que não sabe como fazer. Fazer uma boa gestão e marketing é algo que não se faz sozinho. É fundamental estar cercado de pessoas que podem te ajudar a ir além. Tanto no que diz respeito ao crescimento do seu negócio, como te ajudando a ampliar seu horizonte em relação ao que é uma gestão eficiente.